O discipulado de Jesus

DISCIPULADO é a forma praticada por Jesus para inaugurar e fundamentar a Igreja.
Publicado em 15/03/2021

No evangelho de Lucas existem 3 fases distintas sobre o discipulado: chamado; edificação e envio. Essas 3 fases são sequenciais e foram idealizadas para conduzir os discípulos a níveis maiores de comprometimento.

1. O CHAMADO (Lucas 5-6)

Em Lucas 5, Jesus chama seus discípulos para si. Jesus providenciou oportunidades para eles o encontrarem e experimentarem. Ele interagiu com eles no domínio deles (pescaria/barco), Jesus foi pescar com Pedro, Tiago e João. Ele foi a uma festa na casa de Mateus. E convidou cada um para segui-lo.
Em Lucas 6, Jesus cimentou o chamado. Depois de passar a noite orando, Ele escolheu 12 discípulos para serem seus apóstolos.

1. A EDIFICAÇÃO (Lucas 7-8)

Depois de chamar seus discípulos, Jesus criou oportunidades para edificar a fé deles. Em Lucas 7, Jesus apresentou um ensino essencial e crítico. Os discípulos aprenderam sobre terem uma visão eterna, alegria, amar aos inimigos, não julgar os outros e produzirem frutos espirituais.
Em Lucas 8, Jesus permitiu que eles o vissem na linha de frente do ministério. Eles o viram curar pessoas e ressuscitar mortos. Também o viram acalmar uma tempestade. Também aprenderam como tratar as pessoas observando a Jesus. Viram o seu amor e compaixão para com as pessoas a quem a sociedade despreza. Jesus defendeu a adoração de uma mulher pecadora, mas arrependida; e se referiu a outra mulher como irmã.

1. O ENVIO (Lucas 9)

Depois das fases de chamado e edificação, Jesus entregou o ministério para seus discípulos. Ele providenciou oportunidades para eles crescerem através do serviço. em Lucas 9, Jesus envia seus discípulos para ministrarem juntos. Eles voltaram para avaliação. Jesus ouviu atentamente suas histórias. Foi um grande momento de ensino. Servir sempre é.
Depois em Lucas 9, Jesus convida seus discípulos a participarem da alimentação dos 5mil, “vocês deem algo para eles comerem”. Eles passaram as cestas e participaram do milagre.
Enquanto Ele os enviava ao ministério, continuava a providenciar instrução e encorajamento. Jesus os resgatou de uma oportunidade de ministério que não saiu como planejado. Jesus intencionalmente os colocou numa posição para serem testados. Jesus chamou, edificou e enviou seus discípulos. Ele os colocou em uma posição de caminhar para estágios maiores de compromisso e crescimento.
O seu processo de discipulado era simples. Não era estagnado ou congestionado. Tinha movimento!

Pr. Jeferson Jones Bernardes Filho.